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[Tutorial 2] - Animações


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Agora vamos iniciar o tutorial do Editor de Animações.

Trago a vocês agora a interface do Editor de Animações.

3fe1b24780c6f5b7f1dbb4400cf08804.png

Seguindo a ordem dos números temos:

Spoiler

1 - Básico.

Criar nova animação.

Deletar animação.

Copiar Animação.

Colar Animação.

Refazer ações.

Onde os nomes já são autoexplicativos.

 

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2 - Lista de Animações que você tem.

Dica: Para melhor organizar as animações podem fazer o mesmo que eu, criar duas animações sem nenhuma modificação exceto no nome, então se criam as animação.

 

Spoiler

3 - Inicio da Animação

Nome da Animação.

Som da animação.

Simular Escuridão.

Alternar Superior/Inferior.

 

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4 - Camada Inferior.

As animações feitas aqui aparecerão por debaixo do personagem e do alvo.

 

Spoiler

5 - Camada Superior.

As animações feitas aqui aparecerão por cima do personagem e do alvo.

 

Geralmente é usado mais o lado superior do que inferior, mas tudo irá depender das necessidades do criador.

Para poderes e magia geralmente é usada a camada superior.

Para efeitos no mapa, geralmente é usado a camada superior.

 

Spoiler

6 - Editor de Luz

Nessa área temos o editor de luz quanto a animação. Essa edição vem conjunta com o Simulador de Escuridão.

O Simulador de Escuridão serve para deixar a janela de pré-visualização mais escura, para o criador testar os parâmetros do Editor de Luz que são:

Equilibrar o X e o Y quanto a luz horizontal e vertical respectivamente (levando em consideração que toda luz no jogo é em circulo, e equilibrar X e Y trata-se quanto ao raio desse circulo de luz).

 

Intensidade da luz - Que aumenta o quão forte é o brilho da animação, bom para magias de luz ou fogo, ser mais claro do que magias de água ou escuridão, que deveriam ter uma luz um pouco menor.

 

Tamanho do Raio da luz, que o nome já diz tudo.

 

Expandir o Amt. - Expande o raio interno da luz, torna o brilho em volta da animação dentro do raio de luz mais claro e intenso.

 

Spoiler

7 - Parâmetros de animação.

 

Analisem essa imagem.

930f1f94d6822885dbd856c68025afd8.png

 

Essa é uma animação, sempre serão dessa forma em .png com fundo transparente, o que deve ser analisado aqui é os frames, cada frame tem o tamanho de 192x192, na horizontal vemos 5 frames e na vertical temos 6 frames.

No editor ao ver

Gráfico Horizontal Frames: Deve-se ser posto o número de frames horizontal da imagem, nesse caso 5.

Gráfico Vertical Frames: Deve-se ser posto o número de frames verticais da imagem, nesse caso 6.

A Contagem de Quadros Gráficos geralmente vem pela multiplicação do Gráfico Horizontal pelo Vertical, nesse caso 30.

A Duração do Quadros é a duração da animação, (a contagem é feita em ms, logo 1 seg = 1000 ms), recomendo usar estes valores

300 ms até 20 quadros

500 ms entre 20 e 30 quadros

800 ms para 40 ms ou mais.

Nunca é recomendável usar 1000 ms acima, geralmente a animação fica mais lenta que o normal e um pouco mais atrasada, é mais recomendável usar para animações de efeitos no mapa. Porém sempre é valido lembrar que tudo muda de acordo com as necessidades do criador.

Contagem de Loop interfere no número de repetições que a animação vai ter, o que muda a critério e necessidades do criador.

Apesar da animação estar toda separada, no final se obtém um bom resultado.

 

4ab2fda7a2ec195d53fae716c95d5c5c.gif

Obs: Desculpe pelo gif mal feito, mas serve como ilustração.

 

Por final vale lembrar que após a animação feita, você pode editar ela instantaneamente, editar instantaneamente é o termo que uso para o ato de você editar enquanto está com o cliente aberto, as mudanças são exibidas na mesma hora sem precisar fechar e abrir o tempo todo o cliente. Após inserir a animação como uma magia (por exemplo), você pode usá-la para testar como ficou, se houver algo a ser alterado então é só alterar no editor e executar a animação novamente sem fechar o cliente que automaticamente as alterações são enviadas para ele, sempre depois de clicar em "Salvar" no editor.

 

Bem, por hoje é isso, dúvidas e sugestões sintam-se livre para enviar mensagem privada. Até o próximo tutorial. :P

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  • 1 year later...
On 6/12/2019 at 7:47 PM, patrickmy1 said:

conlisença poderia me dizer como faço, para a animação ir até o personagem ou o (alvo) porque ela aparece do nd, e eu queria aprender mais sobre como fazer ela ir até o alvo ou target escolhido <3 

Depende do que voce quer dizer.

 

Se for como magia, tem que usar os projeteis.

 

Se for de outra forma nao ha como fazer isso.

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On 6/15/2019 at 9:10 AM, Weylon Santana said:

Depende do que voce quer dizer.

 

Se for como magia, tem que usar os projeteis.

 

Se for de outra forma nao ha como fazer isso.

Nem como se for um missel teleguiado ? (saindo do personagem que mandou obvio e ir até o alvo) n tem como fazer isso ?

 

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  • 7 months later...

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